26/05/2008

O papel do currículo na construção do sujeito



O currículo constituiu um dos fatores que maior influência possui na qualidade do ensino. Não existe uma noção mas várias noções de currículo, tantas quantas as perspectivas adotadas O currículo continua a ser freqüentemente identificado, com o "plano de estudo".
Etimologicamente a palavra (do latim curriculum) currículo (do latim curriculum) significa pista de corrida, um percurso a ser realizado.
Podemos aproximar o conceito de currículo ao conceito de experiência, cujo significado etimológico da palavra é: uma viagem, um percurso que atravessa a vida de quem a sustenta. O currículo é produzido pela experiência.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), de 1996, orienta para um currículo de base nacional comum para o ensino fundamental e médio. As disposições sobre currículo estão em três artigos da LDB.

Quando trata da Organização da Educação Nacional, define-se a competência da União para "estabelecer em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, competências e diretrizes para a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio, que nortearão os currículos e seus conteúdos mínimos, de modo a assegurar formação básica comum" .
Entende-se, em síntese, que o currículo é fundamental para a formação do sujeito pensante, consciente de seus direitos e deveres e capaz de viver bem em sociedade. Diante disso, a escola possui grande responsabilidade em favorecer ao aluno um currículo que favoreça sua formação e respeite suas características pessoais e necessidades. É papel da escola oferecer um currículo que leve em consideração a necessidade de uma aprendizagem significativa e para a vida.

Nenhum comentário:

Criação

Criação